Logo ELNotícias

Oficina sobre criação de animais crioulos será realizada em Florianópolis

img-not-oficina-animais-crioulos-fpolis

A Rede Sementes Livres Brasil (RSL Brasil), realizará o I Encontro RSL Brasil nos dias 02 e 03 de dezembro de 2014. O evento, que já está com as vagas preenchidas, acontecerá na AFEESC (Associação dos Funcionários Fiscais de Santa Catarina), em Florianópolis. Para o encontro estão programadas palestras e oficinas. Entre elas, a oficina “Animais Crioulos” abordará a os problemas e as soluções na criação destes animais.

O tema é de extrema importância para o desenvolvimento rural. A(o)s agricultora(e)s trabalham com uma multiplicidade de organismos vivos, domesticados ou selvagens, a vida interage nestes espaços e resulta em na produção agrícola, que nos ajuda a manter-nos saudáveis. Porém nos últimos séculos nossos animais foram sendo tratados de maneira exploratória, sem a intenção de manter suas condições de saúde e bem estar.

Na oficina vamos reviver nosso conhecimento sobre a ovelha Crioula Lanada, por exemplo, que teve origem nos rebanhos introduzidos pelos padres jesuítas no Rio Grande do Sul no século XVII. É um animal rústico, com excelente habilidade materna, de alta prolificidade, não sendo raros os partos gemelares. Apresenta uma exigência de cuidados mínimos para a produção, se adaptando bem em diferentes condições de clima, solo e vegetação. Ela está relacionada a produção de lã naturalmente colorida, muito procurada para artesanato e tapeçaria industrial; tem uma pele resistente e macia, de qualidade superior, e sua carne tem maciez e sabor diferenciados. Pela sua potencialidade é um importante recurso genético para a utilização pela agricultura familiar.

Outro exemplo, a galinha sura, dita também araucana, foi introduzida à época do descobrimento do Brasil. É uma ave rústica, de carne saborosa, tendo início da postura a partir do quinto mês e seu declínio aos três anos de idade. Tem um tempo de vida que varia entre 6 e 8 anos de idade. Os galos apresentam altura máxima de 50cm e pesam 4 Kg, sendo que as galinhas medem aproximadamente 45cm e pesam 3 Kg. A criação pode ser realizada paralelamente a outras atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas pela agricultura familiar.

Por fim, o caso do gado lageano crioulo, cujas longas aspas ou chifres é uma das presenças animais características da região do planalto de Santa Catarina. Felizmente esta raça ressurgiu a partir do trabalho de resgate e preservação de animais remanescentes, por parte de alguns criadores da região de Lages ? SC. Com isso, foi criada em outubro de 2003, a Associação Brasileira de Criadores da Raça Crioula Lageana – ABCCL.

Paralelamente também será realizada a I Feira de Sementes da RSL Brasil. O evento é uma realização conjunta com a ABDSul e a UFSC, e conta com o apoio do IMCA, CEPAGRO, CREA-SC, Epagri e CIDASC.

Para demais informações e contato:

contato@redesementeslivresbrasil.org

Fonte: Rede Sementes Livres Brasil

Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/





[+] veja todas as notícias