Logo ELNotícias

Deputado estadual Moacir Sopelsa é o novo secretário de Estado da Agricultura e da Pesca

jjj

A Secretaria da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina tem um novo gestor. A partir desta terça-feira (3), o deputado estadual Moacir Sopelsa responde pela Secretaria e se licencia da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. A cerimônia de posse reuniu lideranças do agronegócio catarinense, deputados estaduais, prefeitos e secretários de Estado no auditório da Epagri, em Florianópolis.

O vice-governador Eduardo Pinho Moreira empossou o secretário Moacir Sopelsa e enalteceu o caráter e seriedade do novo gestor da Secretaria. “O Estado tem à frente da Secretaria da Agricultura alguém que nasceu no campo, que entende os anseios dos produtores rurais e os desafios que temos pela frente”.

Pinho Moreira falou ainda sobre os destaques da agricultura catarinense no cenário nacional. ?Com apenas 1,13% do território catarinense, Santa Catarina se destaca como o maior produtor nacional de carne suína, ostras, mariscos, pescados e cebola. Somos referência em defesa sanitária e extensão rural, nossa agricultura é diferenciada?, afirmou.

Em seu primeiro pronunciamento como secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa agradeceu o voto de confiança do governador Raimundo Colombo e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira que o designaram para ocupar umas das funções mais importantes para o agronegócio catarinense. “Estou comprometido a fazer um trabalho sério e transparente, dando continuidade aos avanços que vem sendo feitos na agricultura catarinense. Com humildade e seriedade pretendo buscar o conhecimento e as parcerias necessárias para desempenhar uma boa gestão frente à Secretaria”.

Sopelsa lembrou ainda do trabalho das empresas vinculadas à Secretaria, Epagri e Cidasc, para que Santa Catarina alcançasse o status diferenciado que possui hoje. “Nosso estado tem a excelência de produção que pode ser comparada com

os países mais desenvolvidos, e isso se deve à força do agricultor catarinense e ao trabalho eficiente dos técnicos da Epagri, Cidasc e Secretaria”, destacou.

Entre os desafios da sua gestão, o secretário Sopelsa falou sobre a necessidade de criar programas voltados para melhoria de rede elétrica e das comunicações no meio rural. “As propriedades se modernizaram, os equipamentos mudaram e os agricultores precisam de energia elétrica de qualidade que dê melhores condições de produção. Precisamos ainda fortalecer e ampliar os programas voltados para levar internet e telefonia ao meio rural para que os agricultores tenham melhor qualidade de vida e acesso à informação”, afirmou.

Airton Spies, que ocupava o cargo de secretário de Estado da Agricultura e da Pesca desde abril de 2014, será o secretário adjunto da Pasta. Em seu pronunciamento fez questão de lembrar os esforços do Governo do Estado nas áreas de pesquisa, extensão rural, defesa sanitária animal e vegetal e no fomento agropecuário.

Moacir Sopelsa está em sua quinta legislatura como deputado estadual e sempre esteve à frente das questões ligadas ao agronegócio catarinense. Sopelsa foi prefeito de Concórdia, secretário municipal da Agricultura e presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos. Em sua passagem pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o deputado foi quatro vezes presidente da Comissão de Agricultura, presidente da CPI do Leite e da CPE do Porco, proponente e presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura, proponente e presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP-SC), além disso, implantou o Levantamento Agropecuário Catarinense (LAC) e contribuiu para a certificação internacional de Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Fonte: http://www.cidasc.sc.gov.br/blog/2015/





[+] veja todas as notícias