Logo ELNotícias

O que você precisa saber sobre a Guia de Trânsito Animal?

O trânsito de animais é um dos responsáveis pela introdução e propagação de grande parte das doenças que atacam os rebanhos. Existem diferentes medidas de controle da movimentação de animais, umas delas é a Guia de Trânsito Animal (GTA). No Estado de Santa Catarina, cabe a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, dar subsídio e fiscalizar o cumprimento da legislação sanitária referente ao trânsito de animais, inclusive no que se refere à GTA.

A GTA é o documento de trânsito responsável por controlar o trânsito de animais e garantir o cumprimento das exigências sanitárias dentro do Estado. Essas operações, identificam e impedem o trânsito de animais doentes, possibilitando o controle de doenças como: Febre Aftosa, Peste Suína, Doença de Newcastle, entre outras.

Quaisquer animais, sejam estes domésticos com finalidade econômica: bovinos, suínos, caprinos, ovinos, aves de corte e postura, animais aquáticos, entre outros, obrigatoriamente devem ser transportados acompanhados da GTA.

Cães e gatos são os únicos animais que para transitar no País estão dispensados da GTA. Entretanto, precisam estar acompanhados do Atestado Sanitário para o Trânsito de Cães e Gatos, emitido por um médico veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária, e da carteira de vacinação anti-rábica, em dia.

Para transportar animais cumprindo a legislação sanitária, procure o escritório da Cidasc mais próximo ou um Médico Veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento para emitir a Guia de Trânsito Animal. A GTA é obrigatória para o trânsito de animais, por isso é necessário realizar sua emissão antes do transporte.

Para fornecer a GTA, em alguns casos, o emissor necessita de alguns documentos que disponibilizam informações sobre os animais a serem transportados. Essa documentação varia segundo a espécie a ser transportada e a finalidade do transporte. Alguns documentos são:

– Comprovantes de vacinação;

– Atestados negativos para determinados tipos de doenças;

– Informação de identificação dos animais;

– Autorização da FATMA, para alguns animais silvestres.

 

Sobre o SIGEN+ e Guia de Trânsito Animal Eletrônica  

O Sistema de Gestão de Defesa Agropecuário Catarinense – SIGEN+, é um sistema informativo desenvolvido para facilitar o acesso do produtor aos serviços da Cidasc. Dentre esses serviços o produtor pode solicitar a Guia de Trânsito Animal Eletrônica – e-GTA.

Para obter acesso ao sistema o produtor deve estar previamente cadastrado na Cidasc, além de ter a propriedade e seus animais com todos os dados atualizados. O produtor deve procurar um escritório da Companhia para solicitar seu login e senha de acesso, feito isso, ele pode fazer a solicitação da emissão da e-GTA de qualquer computador com impressora e acesso à Internet.

Essa ferramenta ampliou a possibilidade de mais produtores conhecerem e emitirem a GTA e, consequentemente, auxiliou no controle sanitário do Estado.

Antes de transportar animais, o interessado deve procurar o Escritório da Cidasc de seu Município e realize a emissão prévia da GTA. A documentação sanitária no transporte de animais é garantia de saúde para o Estado, para os transportadores e para os proprietários.

 

Fonte: cidasc.sc.gov.br/

 





[+] veja todas as notícias