Logo ELNotícias

Leilões, julgamentos e exposições prometem movimentar Expolages 2012

A maior e mais tradicional feira do agronegócio de Santa Catarina promete movimentar o setor e fomentar indústria, construção civil, comércio e serviços da região serrana. A Expolages ocorre anualmente no mês de outubro no Parque Conta Dinheiro, em Lages. Este ano, será realizada de 16 até 21/10 e deve superar os 5 milhões de reais movimentados em 2011 com a venda de animais, produtos agrícolas e outros negócios.

Um dos grandes diferenciais do evento, além dos julgamentos de bovinos, equinos e ovinos, são os leilões de gado, organizados pelo Sindicato Rural de Lages e Associação de Criadores, que reúnem diferentes raças e alto padrão genético. Nos últimos quatro anos a feira recebeu mais de mil animais em cada edição do evento para exposição e comercialização. A expectativa para a Expolages 2012, segundo o presidente do Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, é que o volume de negócios na feira aumentem 20% em relação ao ano anterior.

Uma novidade é o gado de leite que volta a participar da Expolages. A 1ª Feira Estadual Jovem da raça Jersey promete trazer perto de 100 animais com representação genética de todo o estado. Segundo o coordenador Humberto de Souza, a exposição vai contar com julgamentos e comercialização. “A nossa ideia é retomar a participação do gado de leite na Expolages, e para os próximos anos participar também com leilões” comenta Souza. Há 15 anos o evento não contava com uma ala expressiva do setor.

As atrações também se estendem para os apaixonados por cavalo crioulo. Serão realizados o julgamento de morfologia da raça; credenciadora do freio de ouro 2013; prova de credenciadora jovem; laço criador oficial e camperiada. As inscrições para as provas funcionais e morfológicas podem ser feitas até a próxima sexta-feira (12/10) na Associação Catarinense de Cavalo Crioulo, no Parque Conta Dinheiro, já os laçadores podem se inscrever na hora.

Texto: Débora Puel e Taina Borges





[+] veja todas as notícias