Boa noite, Cinderela: empresa faz leite para dormir
Em pequenos sachês, leite de vaca especial dá sono e reduz o estress em seres humanos
Cantebury, Nova Zelândia – Um leite de vaca especial, mais rico em uma substância chamada melatonina por ser coletado logo nas primeiras horas da manhã, promete ser a coqueluche dos pobres seres humanos que sofrem de insônia ou de estresse. O Sleeping Milk, ou Night Milk, chegará ao mercado em março do ano que vem, primeiramente na Nova Zelândia, na Austrália e na China. A novidade foi criada pela empresa Synlait, especialista em produzir leite em pó com valor nutricional elevado, localizada em Rakaia, na região de Cantebury, na Ilha do Sul da Nova Zelândia.
Segundo Tony McKenna, diretor geral de desenvolvimento de negócios da empresa, o leite para dormir, em pó, será vendido em sachês e indicado para quem tem sono agitado, sofre de insônia ou estresse. “A melatonina é uma substância natural que todos os animais têm, inclusive os seres humanos, mas nestes, a quantidade de melatonina diminui ao longo dos anos, com o avanço da
idade”, explica. “Então, após inúmeras pesquisas, nossos especialistas concluíram que as vacas Holandesas produzem esta substância em maior quantidade durante a noite, em seu leite”, diz.
Os fornecedores de leite da Synlait – uma espécie de associação de criadores de gado Holandês chamada Synlait Farms – coletam este leite especial todos os dias, às quatro horas da manhã (primeira ordenha do dia) e enviam o produto à fábrica. Lá, os especialistas isolam a melatonina para processa-la e transforma-la em pó. Em seguida, a substância é adicionada, em doses eterminadas, a outros tipos de leite em pó, normal ou desnatado. “A melatonina é o principal ingrediente do leite para dormir neozelandês”, afirma o executivo.
Simon Causer, gerente de pesquisas da empresa explica diz que a melatonina, por ser natural, é menos prejudicial à saúde dos seres humanos. “A melatonina tem um papel importantíssimo para ajudar os humanos a regular os ciclos dia/noite e a ordenha de leite produzido pelas vacas durante a noite permitiu que criássemos um auxiliar de sono 100% natural”.
Por ser vizinho da Austrália e parcerios comerciais da China (a Synlait tem sócios chineses e na Ásia, a empresa leva o nome de Bright), o leite para dormir deve chegar primeiro nestes países, mas McKenna acredita que seu potencial é grande e pode ser útil a todas as sociedades modernas. “As pessoas hoje em dia tem muitos problemas para dormir, estão estressadas. Precisam voltar a seguir o conselho de suas avós e tomar um leitinho quente para dormir bem”, diz ele. “Não é por acaso que existe este ditado, de que o leite dá sono. Ele dá mesmo”. Além da Ásia, McKenna acredita que o produto terá sucesso na Europa, devido à idade elevada da população, e na América do Sul, devido ao ritmo frenético de trabalho.
Causer diz que a empresa vem realizando testes para comprovar a eficácia do leite para dormir há alguns anos. Durante um período, adultos tomaram um copo do leite 30 minutos antes de irem para a cama e aí, a qualidade de seu sono passou a ser monitorada e comparada aos que tomaram o leite convencional. Segundo Causer, os resultados foram um sucesso. Uma empresa alemã e uma japonesa também estão estudando inserir o “leite do sono” no mercado.
Fonte: http://revistagloborural.globo.com/
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento