Logo ELNotícias

Expolages apresenta animais de alto valor genético da raça Angus

Para a Expolages deste ano, que ocorre entre os dias 16 e 21 de outubro, no Parque Conta Dinheiro, são esperados cerca de 140 bovinos da raça Angus.

O Núcleo de Criadores de Angus em Santa Catarina é o organizador do leilão e exposição da raça no evento. Para os organizadores, este será um evento com maior representação numérica e genética, atingindo um crescimento de 10% em participação, comparando a anos anteriores. Devem estar na Expolages 107 animais de argola, os que vão para a exposição, e 33 rústicos, aqueles que criados a campo. Uma participação mais expressiva com bovinos vindos de todo o estado.

Os animais precisam entrar no Parque Conta Dinheiro nos dias 16 e 17. No dia seguinte será feita a avaliação de admissão para o julgamento, que está marcado para a sexta-feira, dia 19, a partir das 9 horas. A premiação ocorre no mesmo dia, por volta das 19h. A partir de então, serão conhecidos os vencedores da 2ª Exposição Ranqueada de Santa Catarina, os quais farão parte do ranking da Associação Brasileira de Angus.

Secretário do Núcleo, o veterinário Edison Martins diz que para participar do julgamento é necessário cumprir os requisitos da Associação. “Só por conta disso já é sabido que os participantes têm alto valor genético”.  A equipe técnica de avaliação tem como principal objetivo analisar a expressão fenotípica da bagagem genética que o animal tem.

No sábado, dia 20, ocorre o leilão, marcado para as 18h, na pista Carlos Roberto de Andrade Lopes. A expectativa é de boa comercialização com a venda de todos os 30 exemplares participantes, entre machos e fêmeas.

Texto: Taina Borges





[+] veja todas as notícias