
Líderes rurais lotam pavilhão da Expolages durante seminário
O Seminário Estadual de Líderes Rurais organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), nesta sexta-feira (19), reuniu autoridades, produtores e presidentes de sindicatos rurais de todo estado. O público lotou o pavilhão Carlos Lopes, no Parque Conta Dinheiro para saber sobre os principais desafios, ameaças e oportunidades do agronegócio brasileiro.
Na ocasião, o governador Raimundo Colombo presidiu a solenidade de lançamento da versão eletrônica do guia de transito animal (e-GTA). Com esse novo processo, o produtor não precisará se deslocar até um escritório da Cidasc para retirar o documento. Basta ter acesso à internet. “Com isso vamos ter mais agilidade, qualidade e economia”, destaca Colombo.
Lages e outros 11 municípios da Serra receberão o projeto piloto em dezembro. A partir de janeiro de 2013 o restante do estado terá acesso ao Sistema de Gestão de Defesa Agropecuária Catarinense, que está integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária do Governo Federal.
Primeira Palestra foi proferida por Kátia Abreu
A senadora kátia Abreu, que é considerada a principal liderança do agronegócio brasileiro, falou sobre sua atuação e dos principais projetos em discussão no Congresso Nacional com impacto direto na agricultura e no agronegócio. Ela apresentou um vídeo da nova campanha de divulgação sobre a importância do agronegócio, que tem como personagem principal o ex-jogador Pelé e conta também com outras autoridades da área.
A estratégia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai além dos limites brasileiros. Equipes de comunicação estão espalhadas em alguns países para tentar esclarecer sobre a produção de alimentos brasileiros e tentar diminuir o preconceito existente a esse respeito. “Queremos mostrar como se produz um alimento confiável. Minha função é reverter a imagem do setor”, destaca a senadora.
Cases da JBS-Friboi foram apresentados
Em Lages pela segunda vez, o empresário José Batista Júnior, diretor do grupo JBS-Friboi, disse estar surpreso com a qualidade estrutural da Expolages e da genética dos animais apresentados na feira. Em relação à exportação de carne, disse que o Brasil tem crescido muito.
Com o avanço das políticas públicas, o país vem quebrando barreiras comerciais. “ Nos próximos oito anos, o Brasil pode se tornar a maior economia mundial em produção de carne”, projeta José Batista. A suína vem apresentando um crescimento considerável no mercado. A exportação começa a ocorrer. Santa Catarina é o único estado brasileiro que comercializa com outros países. Os primeiros negócios estão sendo feitos com o Japão.
A JBS-Friboi é a maior empresa no abate mundial de bovinos e ovinos, a terceira de suínos e está começando a atividade com aves. “Queremos trazer para Santa Catarina o abate de suínos”, acrescenta.
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento