Logo ELNotícias

Semana do Fazendeiro promove troca de conhecimento entre participantes

Realizado há 83 anos, um dos mais importantes eventos do setor de agropecuária no Brasil cresce em público e informação tecnológica

Na Semana do Fazendeiro da Viçosa, em Minas Gerais, alunos, pesquisadores e professores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) compartilham informações, experiências e tecnologia com a população. Os acadêmicos organizam cursos e oficinas para realizar esta troca nas mais diversas áreas de atuação do conhecimento. O evento, que a cada edição melhora por conta das inovações tecnológicas, é realizado há 83 anos, desde  sua criação em 1929.

A primeira Semana do Fazendeiro realizada no campus da UFV, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, contou com 26 participantes. “Hoje são cerca de duas mil pessoas inscritas, e quase 100 mil moradores da região tramitam durante a Semana do Fazendeiro entre os estandes”, conta Fernando Silva, chefe da Divisão de Extensão, um dos organizadores do encontro.

Além de produtores agropecuários, o evento também recebe estudantes de escolas técnicas que, de preferência, estejam envolvidos com a área. “Muitos filhos de produtores também participam da Semana do Fazendeiro. Alguns até voltam para estudar na universidade”, ressalta.

O evento recebeu, inclusive, 21 participantes de 14 países da África na sua 82ª edição, em 2011. “Esse grupo veio buscando tecnologias e equipamentos que ajudem em suas situações do dia a dia. Isso também resultou em muitos acordos entre os países”, acrescenta.

Personalidades importantes também já passaram pela Semana do Fazendeiro de Viçosa. Vários alunos, que não apenas frequentaram, como também trabalharam no encontro, hoje ocupam cargos importantes no Governo e em outros órgãos. “Muitos têm altos cargos no Banco Central, Banco do Brasil, Secretaria da Agricultura do Estado de Minas Gerais. Até o ex-Ministro Paulo Enério, na época em que estava no cargo, deu palestra na Semana”, lembra Silva.

Programação da Semana do Fazendeiro

O evento oferece cursos dos mais variados. “Fazemos uma avaliação no fim de cada Semana do Fazendeiro. A partir dessa avaliação surgem novos cursos”, explica Fernando Silva. “E muito cursos surgem de acordo com os aspectos das inovações tecnológicas de cada ano. Hoje temos 210 cursos na programação.”

Já os temas de cada Semana do Fazendeiro variam de acordo com o momento da política do agronegócio no Brasil. “Se o Governo está mais preocupado com a parte social, escolhemos um tema sobre esse aspecto. Se o Governo está indo mais para a sustentabilidade, tiramos o tema daí. Buscamos parâmetros que estão na moda durante o ano para abordarmos na Semana do Fazendeiro. E os cursos também obedecem um pouco ao tema”, ressalta Silva.

Durante a Semana, o público pode compartilhar seus conhecimentos e experiências na Troca de Saberes, espaço que valoriza as tradições e as descobertas do dia a dia no campo. “Os participantes trazem suas experiências pessoais, como em assentamentos, como pequenos produtores, comunidades carentes, entre outros, e são repassadas entre eles mesmos”, acrescenta o organizador. “Tem produtores que contam o seu progresso, o que aconteceu depois que passaram a frequentar a Semana do Fazendeiro, que se tornaram importantes empresários.”

Os próprios participantes apresentam o que querem discutir, enquanto os professores e estudantes da UFV atuam como mediadores. Os temas mais levantados são sobre cultura e educação no meio rural, formas alternativas de energia e problemas que afligem a agricultura familiar da Zona da Mata (MG). Todos os interessados podem participar da Troca de Saberes, inscritos ou não na Semana do Fazendeiro.

Simultaneamente ao encontro, é realizada também a Semana da Juventude Rural, que em 2012 teve a sua 4ª edição. “São jovens até 18 anos do Estado de Minas Gerais se preparando para serem futuros produtores agrícolas usando as inovações tecnológicas”, observa Silva.

Outro evento que, possivelmente, entrará na programação da Semana do Fazendeiro de Viçosa, já em 2013, é a primeira Semana da Mulher Rural. “Ainda está em estudo, mas acho que vale muito a pena. Acho que a mulher tem grande importância no meio rural, tomando decisões, incorporando as novas tecnologias em seus negócios”, completa.

Fonte: http://redeglobo.globo.com/globouniversidade/





[+] veja todas as notícias