Logo ELNotícias

Criadores de gado reclamam de projeto que amplia reserva no RS

Reserva Ecológica do Taim deve tripilicar de tamanho.
Muitos produtores rurais perderão parte das propriedades.

A ampliação da Reserva Ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul, está preocupando os produtores rurais dos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande. Muitos deles perderão parte da propriedade.

No local vivem mais de 150 espécies de animais. Até abril de 2013, a Reserva Ecológica do Taim deve tripilicar de tamanho e passará a ter 33 mil hectares. Oito mil hectares pertencem a propriedades particulares que serão compradas pelo governo federal.

A desapropriação não atinge pequenas propriedades com menos de 200 hectares nem áreas de lavouras. A prioridade são regiões de banhado onde vivem dezenas de animais como capivaras. Mas essas áreas também servem de bebedouro para o gado.

O aumento da reserva vem sendo planejado pelo governo desde a década de 70. Em 2002, o IBAMA determinou a proibição do uso da área às margens da BR-471. Os produtores conseguiram derrubar a decisão na Justiça há cinco anos, mas pedem indenização sobre o tempo em que deixaram de explorar o local.

A área no entorno da reserva também será ampliada e poderá ter restrições de algumas atividades econômicas como indústrias e lavouras que dependerão de projetos de preservação ambiental.

Fonte: http://g1.globo.com





[+] veja todas as notícias