Logo ELNotícias

Demanda internacional de grãos e carne deve manter produção aquecida

img-not-demanda-intenacional-de-graos-carne-deve-manter-producao-aquecida

Para o consultor da BM&F/Bovespa, João Pedro Cuthi Dias, o Brasil é um dos únicos países com capacidade para atender a demanda

O aumento na demanda por biocombustivel e na produção de ração em todo mundo devem forçar o crescimento contínuo da agropecuária sul-mato-grossense. Segundo dados da Food and Agriculture Organization (FAO), o consumo da carne deve crescer mais 50% até 2050 e o consumo de grãos pode aumentar em 30%. Para o consultor da BM&F/Bovespa, João Pedro Cuthi Dias, o Brasil é um dos únicos países com capacidade para atender a demanda.

“O grande entrave será o escoamento. O produtor rural deve cobrar por infraestrutura e logística para não pagar preços cada vez mais elevados de frete, que, em algumas regiões, chega a representar até 30% do custo total da produção”, disse Cuthi Dias, na palestra Mercado de carnes e grãos, na última sexta (25), no Showtec 2013, em Maracaju (MS).

O crescimento no consumo de grãos e carnes dos últimos anos mostra a tendência para as próximas décadas. A carne de frango teve aumento de 274% de 1994 até 2011, seguida pela carne suína com 154% e a bovina com 77%. Somente os chineses consumiam, há 10 anos, o equivalente a 20kg/habitante/ano. Hoje o consumo na China é de 50kg/habitante/ano.

O Showtec 2013 encerrou sua programação na última sexta (25). O evento tem como tema a “Diversificação do Agro para um Brasil Melhor”. Essa é a 17ª edição da Feira, realizada pela Fundação MS e promovida pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Sistema OCB/MS – Organização das Cooperativas Brasileiras, e Aprosoja/MS – Associação de Produtores de Soja de MS.

O evento, que tem entrada franca, tem como apoiadores o Governo do Estado de MS, por meio da Fundems – Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja, da Seprotur – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, da Agraer – Agencia de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia, Embrapa, Sebrae, Biosul, Sicredi, Prefeitura de Maracaju, Crea-MS, Aeams e Fundação Agrisus.

Informações da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL

Fonte: http://www.agrolink.com.br





[+] veja todas as notícias