Logo ELNotícias

Argentina volta a barrar carne suína brasileira

img-not-argentina-volta-a-barrar-carne-suina-brasileira

A Argentina está novamente barrando a entrada de produtos suínos produzidos no Brasil e este cenário não é novo. Em novembro do ano passado, segundo a Associação Brasileira de Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), o país sul-americano permitiu a entrada de 2.163 toneladas, número inferior ao registrado em outubro de 2012, quando a alfândega argentina importou 4.489 toneladas de carne suína.

Essa barreira imposta ao produto brasileiro quebra o acordo que havia entre os dois países, cuja permissão era de 4 mil toneladas da carne suína brasileira por mês no mercado argentino. Ainda de acordo com a Abipecs, há um nítido desrespeito do país em relação às regras do Mercosul. Agora, produtores brasileiros esperam que a presidente Dilma Rousseff faça a ponte entre os dois governos e agilize a situação.

Outro lado da moeda

Do lado de lá o problema é outro. Enquanto os brasileiros reclamam da barreira imposta à carne suína, os argentinos queixam-se dos problemas encontradas para a entrada no mercado brasileiro do leite em pó e queijos fabricados no país vizinho. Outra dificuldade apontada pelos argentinos é a permissão de entrada do limão siciliano, além das complicações para as exportações de maçãs e pêras para o Brasil.

Fonte: http://ruralcentro.uol.com.br





[+] veja todas as notícias