Logo ELNotícias

Organização Mundial de Saúde Animal reconhece Brasil como livre de peste equina

País também mantém status de risco insignificante para Encefalopatia Espongiforme Bovina

img-not-organizacao-mundial-de-saude-animal-reconhece-brasil-como-livre-de-peste-equina

A reunião da 81ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) definiu nesta terça-feira, 28 de maio, duas resoluções favoráveis ao Brasil. A primeira reconhece o país como livre de peste equina. A segunda resolução mantém o status de risco insignificante para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) – mais conhecida como “vaca louca”. O encontro ocorre em Paris e termina na próxima sexta-feira.

Para o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Marques, as duas resoluções são novas demonstrações de confiança da comunidade internacional nos sistemas de prevenção adotados pelo Brasil. “A qualidade do sistema de defesa implementado no país foi reafirmado pelas medidas aprovadas pelas nações que fazem parte da OIE”, afirmou.

O reconhecimento, pela comunidade internacional, do Brasil como país livre de peste equina é inédito. Em maio de 2012, a Organização Mundial de Saúde Animal criou um processo de reconhecimento oficial de status da doença e apenas este ano a entidade divulgará a primeira lista com as classificações dos países-membros.

Em relação à EEB, em fevereiro deste ano, o comitê científico da entidade já havia afirmado que a identificação de um caso atípico, numa fazenda do Paraná, não coloca em risco a saúde animal ou dos consumidores dos parceiros do Brasil. “O país faz parte de um grupo seleto de 19 nações que detêm o status de risco insignificante para a doença em todo o mundo”, ressaltou Marques. Ao todo, 178 países fazem parte da Organização.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/





[+] veja todas as notícias