Logo ELNotícias

Criadores exportam genética bovina há mais de 20 anos

img-not-criadores-exportam-genetica-bovina-ha-mais-de-20-anos

Lages – Produtores ligados à Associação Rural de Lages exportam genética bovina para vários estados brasileiros, há mais de 20 anos. Animais da raça pardo-suíço de corte, ao longo desse tempo sempre foram comercializados através de leilões virtuais, e também nas exposições agropecuárias do Rio Grande do Sul e do Paraná. O advento de Santa Catarina ter conquistado o título de zona livre da aftosa sem vacinação, coibiu a continuidade dos negócios nas exposições nos estados vizinhos, pois, se saíssem, não poderiam voltar.

O negócio então ganhou corpo pelo Canal do Boi, em que, anualmente, são comercializados cerca de 50 touros, além de novilhas, mas em menor número. Na televisão, o comprador brasileiro observa o animal apenas através de um filme. A comercialização acontece normalmente devido ao conhecimento da qualidade da genética oferecida pelos criadores lageanos. Os animais comercializados são touros jovens de apenas 18 a 20 meses. No último leilão virtual realizado no dia 28 de maio, todos os animais foram arrematados por compradores do Paraná, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Manaus.Além dos touros também foram comercializados no mesmo leilão mais 300 animais cruzados com os touros serranos, ofertados por um criador do Mato Grosso que atua em parceria com os lageanos. Conforme disseram os criadores Márcio Pamplona e Paulo Branco, a raça tem sido selecionada em Lages, desde a década de 40.

O que se observa é a alta qualidade genética que vem sendo mantida e reconhecida como a melhor do Brasil, o que torna a região como criadora de ponta da raça pardo-suíço de corte, nacionalmente. “Nossas vendas cruzam o Brasil. Somos parte de um grupo de 6 ou 7 criadores apenas que vendem esses animais. Mas, o importante é dizer que a completa aceitação dos nossos animais resulta na valorização de um trabalho feito aqui, em Lages”, afirmaram os produtores Márcio e Paulo.

Mais informações:
Márcio Pamplona – Associação Rural de Lages
Assessoria de Imprensa E-mal: pchagas@brturbo.com.br Fone: (49) 9148 4045

Fonte: http://expolages.com.br/





[+] veja todas as notícias