Fazenda de SC é destaque na criação de Hereford e Braford
Referência nacional nas raças hereford e braford, propriedade de Lages-SC é exemplo de que a pecuária de precisão dá excelentes resultados e tem grande potencial de crescimento
A fazenda Mãe Rainha fica em um dos berços da pecuária catarinense, nos campos da Coxilha Rica, em Lages-SC. Com 12 anos de investimento, prêmios nacionais, um rebanho com altas taxas de prenhes, a fazenda desfruta de animais altamente selecionados geneticamente e realiza todos os anos o único leilão de Santa Catarina chancelado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).
A fazenda é a única de Santa Catarina que integra o Pampaplus, programa de melhoramento genético desenvolvido pela Embraba junto com a ABHB. Um dos diferenciais do programa é o método de avaliação dos animais, o qual permite uma inter-relação dos rebanhos de todas as fazendas participantes por meio de um software. Os criadores podem comparar diferentes atributos de matrizes e touros, simulando acasalamentos, até alcançarem um melhor produto genético. “O pampaplus é um divisor de águas dentro das raças hereford e braford, uma vez que agora conseguimos comparar um animal com todos os outros do Brasil, podendo selecionar assim reprodutores e matrizes cada vez mais eficientes”, comenta o administrador da fazenda Edson Colombo.
O investimento em melhoramento genético já trouxe reconhecimento nacional. Em 2012, pela primeira vez na história, um touro catarinense da raça braford, nascido e criado na fazenda Mãe Rainha, sagrou-se campeão nacional. O touro Evo Nobre ficou 10 meses na cidade de Bagé (RS) em uma prova de avaliação a campo com 42 touros dos melhores e mais famosos criatórios do país. Evo Nobre está hoje na empresa Semex em São Paulo para comercialização de sêmen para todo o Brasil e fornecendo royalties à Fazenda Mãe Rainha.
Neste ano (2013) novamente a fazenda foi destaque na mesma competição. O touro Limo ocupou a quarta colocação entre os melhores touros do país. A prova, realizada pela Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), é considerada a mais difícil e importante da raça.
Os efeitos também podem ser percebidos na produtividade de criação. Hoje a Mãe Rainha desfruta de um índice de 92% de taxa de prenhes, das 247 vacas entouradas no final de 2012 e início deste ano, 227 ficaram prenhas, demonstrando que qualidade genética aliada a um bom manejo pode trazer grandes ganhos.
O resultado de todo esse investimento em genética e tecnologia pode ser conferido sempre no mês de setembro, no Parque de Exposições do Conta Dinheiro, em Lages-SC. A fazenda, junto com a propriedade Meia Lua (de Itapema/SC), realiza todos os anos o único leilão de gado do estado que é exclusivo das raças hereford e braford e possui a chancela da ABHB. Neste ano o evento será realizado dia 14 de setembro, a partir das 14 horas. O remate vai contar com cerca de 30 touros e 70 novilhas de dois anos das raças, além de pelo menos 100 terneiros de 10 meses.
Fonte: http://www.agrolink.com.br/
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento