Logo ELNotícias

Programa do Governo irá aumentar produção de carne bovina

O evento foi direcionado aos criadores de toda a região. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, várias ações estão sendo promovidas no sentido de expandir o programa. “A gerência de agricultura e a Epagri vêm visitando vários criadores para mostrar a eles os benefícios.” O programa consiste no subsídio dos juros referentes a financiamentos de até R$ 250 mil para investimentos nas propriedades.

O criador tem três anos de carência e outros dez para quitar o empréstimo, sendo que os juros são pagos pelo Governo do Estado. Além disso, estão sendo implantadas seis propriedades de referência nos municípios de Lages, Painel, Capão Alto, São José do Cerrito, Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Tais propriedades darão subsídios técnicos aos criadores. O gerente da Estação Experimental de Lages (órgão vinculado a Epagri), Vilmar Zardo, explica que a principal necessidade é investir no melhoramento das pastagens. “Santa Catarina produz aproximadamente 90 mil toneladas de carne bovina por ano, e a serra é responsável por 15% disso. O objetivo é aumentar esse número em 30% nos próximos três anos”, diz Zardo, explicando que a qualidade das pastagens influencia diretamente na genética.

O presidente da Associação Rural de Lages e criador de gado, Márcio Pamplona, diz que o programa dará um novo gás ao setor. “Os criadores estão empolgados com as novas possibilidades de investimentos.” José de Assis Branco lida com gado há mais de 20 anos. Ele lembra que os criadores nunca haviam recebido um benefício tão impactante. “É uma iniciativa sem precedentes, que valoriza o trabalho realizado nas propriedades, e é esse trabalho que leva a carne as famílias.” O criador utilizará o programa para fazer um empréstimo de 200 mil para ampliação e melhoramento das pastagens. “Sem dinheiro não há investimentos, e sem investimentos não há resultados. As novas instalações ajudarão a aumentar a produtividade.”

(Por Fábio Ramos – SDR Lages)

Fonte: http://www.lagesrural.com.br/





[+] veja todas as notícias