Logo ELNotícias

Epagri começa a liberar retirada de milho

img-not-epagri-comeca-liberar-retirada-do-milho

A Epagri começou a liberar as autorizações de retirada de milho pelo Programa Catarinense Terra Boa – Semente de Milho 2013, conhecido popularmente por “troca-troca”.

O engenheiro agrônomo Aziz Abou Hatem, extensionista rural da Epagri/Escritório Municipal de Otacílio Costa, tem se preocupado com a pouca oferta de sementes de milho convencionais, como aconteceu com as sementes crioulas, cada vez mais raras no município.

Países da Europa têm restringido o plantio de milho transgênico. No Brasil, a CTNBio é que deve regular a liberação destas sementes, contrar e divulgar cuidados ao uso destas sementes, como a contaminação gênica em lavouras convencionais; descapitalização do pequeno agricultor que tem que desembolsar um custo das sementes entre 250 e 500% acima do valor da mesma variedade.

As sementes de milho transgênicas têm fecundação aberta e maior risco de contaminação em lavouras vizinhas.

Pela legislação deve ser respeitada uma área de entorno das lavouras transgênicas, podendo ser em Coexistência ou Área de Refúgio. Pela CTNBio, a responsabilidade é do agricultor quando compra a semente e abre a embalagem.

Assume assim essa responsabilidade, sendo que em Coexistência exige-se o uso de uma bordadura de 100 metros, isolando as lavouras de milho transgênico das de milho que se deseja manter sem contaminação de transgênico; alternativamente, pode-se usar uma bordadura de 20 metros, desde que sejam semeadas 10 fileiras de milho não-transgênico (igual porte e ciclo do milho transgênico), explica Hatem.

Manejo| Para Área de Refúgio, a CTNBio recomenda para o manejo de resistência onde a cada 800 metros tenha milho não-transgênico para evitar resistência dos insetos-praga.
Já é comum no mundo todo a resistência de plantas daninhas e de insetos-praga, onde esta tecnologia não consegue controlar e o custo das sementes cada vez é majorada, inviabilizando a cultura do milho.

Para a agricultura familiar, a Epagri desenvolveu as variedades Catarina, Colorado e Fortuna, mas possui outras no mercado, como de variedades da Embrapa e da Oestebio, que o rendimento é mais regular durante os anos, sem depender de sementes externas.

Fonte: http://www.clmais.com.br/





[+] veja todas as notícias