Logo ELNotícias

Leilão Laço de Ouro e Credenciadora são atrativos do cavalo crioulo para o fim de semana

img-not-cavalo-crioulo-na-expolages

Os apaixonados por cavalo crioulo têm muito para entreter-se na Expolages deste ano. Ao total 120 equinos participam da atual edição. Até o momento já foram realizados os julgamentos morfológicos das categorias ficando as provas de laço para sábado e finais dos grandes campeonatos para domingo de manhã.

No sábado (19/10) à tarde o público vai poder conferir a prova de laço de ouro, onde participam cavalos adquiridos no leilão do ano passado. No leilão “laço de ouro”, que ocorre às 20h na pista José de Arruda Ramos, serão oferecidos crioulos que participam da prova de laço do ano que vem, onde o prêmio é o um carro 0Km.

img-not-cavalo-crioulo-na-expolages-2

No domingo, às 10h da manhã, é a vez da campereada, uma prova contra o relógio. Os concorrentes têm que tirar três lotes de bois com o mesmo número, a partir de 20 animais na cancha, e colocar em uma mangueira no menor tempo possível. Logo mais, às 14h, será realizada a final da credenciadora, esta vai selecionar 4 fêmeas e 4 machos para a semifinal de Santa Catarina que ocorre em junho, dentro do estado. Desta saem os 4 melhores de cada gênero para a grande final do Freio de Ouro, realizada anualmente na Expointer, em Esteio/RS.

Este ano a Expolages conta a presença de importantes cabanhas vindas dos três estados do sul do país. Um destaque na prova de morfologia é a participação do Farrapo da Maior (cabanha de Painel/SC), cavalo que foi o terceiro melhor macho da Expointer 2013. “O RS tem 95% do rebanho do crioulo no Brasil, SC possui apenas 2% e mesmo assim vem ganhando destaque nacional.” Comenta Lauro Martins, criador e membro da comissão de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC).

img-not-cavalo-crioulo-na-expolages-3

Na última Expointer, SC fez o grande campeão, o reservado e terceiro melhor macho do crioulo. Já no freio de ouro, grande vitrine da raça, o ganhador é de criação de uma cabanha do estado e a égua freio de bronze é de propriedade de uma cabanha catarinense.

Texto: Débora – Puel Assessoria de Imprensa (49) 91667862

Fotos Divulgação/ Israel Oselame





[+] veja todas as notícias