
Gado da raça crioula reforça tradição da pecuária serrana na Expolages
A mais antiga e tradicional raça da serra catarinense também está presente na Expolages deste ano. O gado crioulo foi por muitos anos a principal fonte econômica da pecuária na região.
O gado da raça crioula foi trazido para o Brasil, há cerca de 400 anos, pelos primeiros colonizadores e pelos jesuítas. No passar do tempo, outras raças foram surgindo, também trazidas de outros países, até que os animais crioulos foram quase extintos e esquecidos.
No Brasil, atualmente, existem poucos, entre 3 a 3,5 mil cabeças. Já o Estado de Santa Catarina, especialmente na Região Serrana, está concentrado o maior número de animais, cerca de 80%, com mais de 2 mil cabeças em Lages e em outros cinco municípios, Ponte Alta, Painel, Curitibanos, Santa Cecília e Caçador. Vale lembrar que estes números são computados pela Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Crioulo Lageana (ABCCL), pois, não são contados outros animais da raça que vivem espalhados e sem registro.
Na foto, pecuarista Edison Martins.
Conforme o criador Edison Martins que trouxe a raça para expor na Expolages, estes animais têm grande valor histórico cultural, mais pela característica da rusticidade, e a Serra Catarinense, é o berço da raça no Brasil. Segundo ele, para manter a raça forte e reconhecida está se fazendo um grande investimento em pesquisa, exatamente para alavancar a raça crioula lageana.
Além disso, chegar a um produto com denominação de origem como é feito com os vinhos. É uma carne extremamente suculenta, saborosa e com alto grau de marmoreio, ou seja, boa infiltração de gordura entre as fibras musculares, o que dá o sabor diferenciado. “É um produto para pouca gente apreciar no prato, pois, além do sabor da carne, há o reconhecimento da história e da tradição, contando também a valorização do que é nosso”, completou o criador.
Puel Assessoria de Imprensa (49) 91667862
Fotos Divulgação / Paulo Chagas e Israel Oselame
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento