Expolages atrai criadores de ovinos e equinos de diferentes lugares do estado
A feira deste ano conta com um número expressivo tanto de animais quanto de expositores. Criadores de diferentes lugares de Santa Catarina participam da feira para formalizar novos negócios, motivados pelos resultados obtidos em anos anteriores, a exemplo do setor de equinos e ovinos.
Em 2007 o criador de ovinos da raça hampshire down, Frederico Jaeger Neto, participou pela primeira vez da exposição e desde então vem a Lages todos os anos. “Quando participei, em 2007, da exposição, conheci diversas pessoas e uma delas era um jurado do Rio Grande do Sul que julgou os animais, elogiou nosso trabalho e nos incentivou a levá-los para a Expointer”, conta.
Os ovinos criados por Frederico e pela família foram premiados na feira de Esteio (RS) em 2012 e novamente este ano. “Essas exposições são muito importantes, pois além de vender, fazemos contato com interessados que nos gera negócios no futuro”, comenta. Focado em criar animais de alto padrão genético, ele observa que os ganhos surgem no longo prazo. “Genética é um negócio que requer muito investimento para atingir o melhor nível e para o qual não se consegue retorno a em um prazo curto”, destaca. Este ano Frederico já comemora a vitória do ovino Grande Campeão Hampshire Down da Expolages 2013, ele é filho de um carneiro da cabanha dele, localizada em Ibirama, cidade do Vale do Itajaí.
O presidente da Associação Catarinense e do Núcleo de Criadores de Ovinos, Francisco Nerbass, aguarda os índices das vendas de animais para verificar o sucesso do evento. Um total de 15 expositores, criadores de oito raças diferentes expõe na feira. “Temos uma participação boa de produtores de todo o Estado”, diz.
Manga Larga Marchador
A esperança do criador de cavalos manga larga marchador marcha picada, Edson Aleixo, de Florianópolis, é poder deixar a feira no domingo (20/10) também celebrando a conquista dos dois animais que trouxe para as provas morfológica e de andamento. “É a primeira vez que eles participam de uma competição e nossa expectativa é de que ganhem o primeiro lugar ou fiquem bem colocados”, afirma.
Edson trabalhou por meio ano na preparação de um dos animais. Para o outro dedicou o dobro de tempo. Os dois fazem parte de um plantel de 16 animais, entre machos e fêmeas, que o criador foi buscar em Minas Gerais e mantém na fazenda, na capital. O estado da região sudeste é o de origem da raça. “Eles detêm uma seleção que os torna mais macios no cavalgar, mais dóceis e velozes”, descreve o criador.
A expressiva participação do manga larga marchador nas provas de equinos deste ano é um dos destaque desta edição da Expolages. Um total de 80 animais cavalos competem pela primeira vez. “É um número inédito da raça em pista”, reforça o secretário do Núcleo Catarinense de Manga Larga Marchador, Natalício Vambommel. Para ele, ter os animais na Expolages é uma maneira de fomentar a criação da raça na região e atrair novos criadores.
Texto: Débora – Puel Assessoria de Imprensa (49) 91667862
Fotos Divulgação – Israel Oselame.
[+] veja todas as notícias
Produção de leite cresce em SC, enquanto diminui na maioria dos estados
17.10.2022
Expolages termina com boas perspectivas para a próxima edição
15.10.2022
Expolages: comercialização de animais alcança mais de R$ 1,2 milhão
15.10.2022
Meet da Carne valoriza o crescimento da genética bovina na Serra
14.10.2022
Primeiro leilão marca o reencontro do público aos negócios
27.09.2022
Café da Manhã de Ideias e Ajustes para Expolages 2022
07.03.2022
Por que o Brasil á tão dependente da importação de fertilizantes
11.02.2022
Alface desenvolvida pela Epagri prova resistência à falta de chuvas e excesso de calor
18.11.2021
Lages terá Feiro de Gado Geral na segunda-feira 22 de novembro
17.10.2021
Expolages 2021 encerra com mais de R$ 5,3 milhões de faturamento