Logo ELNotícias

Carne certificada da raça Angus chega a Santa Catarina

img-notcarne-certificada-raca-angus-chega-sc

Os produtores da raça Angus que participaram da Expolages, em Lages, têm uma razão a mais para comemorar. A partir de novembro, o consumidor catarinense terá acesso à carne bovina da raça com selo catarinense. A novidade foi anunciada  durante a feira, que aconteceu em Lages.

Segundo o presidente do Núcleo Catarinense de Angus, Nelson Serpa, a medida foi concretizada por meio de uma parceria entre a Associação Brasileira de Angus e o Frigorífico Verdi, em Pouso Redondo. O frigorífico fará o abate dos animais e, em troca, vai pagar uma bonificação de 10% acima do valor normal da arroba no mercado, além de 3,5% por novilho.

Atualmente, 100% da carne de Angus certificada consumida em Santa Catarina, vem Rio Grande do Sul. Com a certificação catarinense, a tendência é melhorar a qualidade do produto, além de servir de incentivo para o pecuarista aumentar o rebanho deste tipo de gado no Estado. Serpa explica que todo o processo industrial, desde o abate e tipificação das carcaças até a embalagem final do produto, será acompanhado permanentemente por um técnico da associação brasileira da raça.

Rebanho: O rebanho catarinense de gado de corte é 2,8 milhões de animais. A raça Angus representa 40% do percentual de corte, ou seja, cerca de 500 mil cabeças. Cerca de 200 produtores criam este tipo de gado no Estado. Serpa esclarece que, para colocar a carne no mercado, será preciso garantir a produção de 4.800 animais por ano, ou seja, 400 ao mês. Porém, a tendência é que a certificação alavanque a produção deste tipo de gado no Estado.

Um levantamento feito junto aos confinamentos mostrou que há bezerros Angus o suficiente para atender esta demanda. Com a certificação, o valor da carne comercializada vai aumentar em 11% para o produtor, segundo estimativas.

Raça resiste bem ao clima da Serra

O gado Angus foi atração na Expolages, e tem conquistado a atenção do público. Neste ano, mais de 100 animais estavam em exposição.  Nelson Serpa, que também é produtor da raça, diz que esta a segunda maior exposição do Brasil. “A representatividade deste animal na Expolages está muita boa”, diz.

De origem europeia, o Angus está entre as melhores raças bovinas produtoras de carne. A carne é macia e ótima qualidade. Além disso, a raça se adapta muito bem como o clima serrano e tem alto poder de fertilidade. O veterinário Antônio Martins Bastos Filho diz que a carne tem valor agregado por vários aspectos, como sabor, maciez e marmoreio (gordura intramuscular). “Trata-se de uma carga valorizada no mundo inteiro”.

Ele acredita que, com a certificação, vai aumentar a produção de carne, até mesmo para atender o mercado consumidor catarinense, que possui uma demanda reprimida, além de sobrar para a exportação. Hoje, cerca de 30% da carne consumida no Estado vem de fora.

Fonte: http://www.clmais.com.br/





[+] veja todas as notícias