Logo ELNotícias

Lages será sede do 2º Seminário de Pecuária da Serra Catarinense

img-not-lages-sede-2-seminario-pecuaria-serra-catarinense

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, Associação Rural de Lages, Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e a Embrapa Pecuária Sul irão promover em julho (16), no Parque de Exposições Conta Dinheiro, o 2º Seminário de Pecuária da Serra Catarinense.

O foco do evento será a discussão sobre o manejo integrado em busca de uma pecuária mais rentável, oferecendo palestras técnicas. Outro objetivo é discutir temas de relevância para pecuária regional nos dias de hoje, buscando promover o desenvolvimento sustentável e maior renda aos pecuaristas dos Campos de Cima da Serra. Como, por exemplo, como otimizar o potencial produtivo das pastagens naturais, e o manejo adequado de pastagens cultivadas de alto potencial produtivo e da integração lavoura-pecuária.

O destaque do Seminário será para a apresentação dos resultados parciais do projeto Rede de Propriedades Tecnológicas (Reprotec), realizado em algumas propriedades de ciclo completo de bovinos de corte, sob sistemas intensivos de produção a pasto. Uma destas propriedades está obtendo 460 kg de peso vivo/hectare/ano. Outro exemplo de sucesso é para uma propriedade de cria de bovinos de corte, que passou de uma taxa de desmame de 50% para uma média de 85% no segundo e terceiro anos de execução do projeto.

Também serão apresentados alguns resultados gerados com a organização dos produtores. Após a criação de uma aliança mercadológica com a marca “Campo das Tropas”, vêm sendo abatidos semanalmente bovinos jovens e com alto rendimento de carcaça, com a venda de carne de qualidade diretamente ao consumidor. Com a aliança, os pecuaristas conseguiram incremento de renda de 12%, em 2013, sobre os valores médios de mercado, e a venda de novilhos e novilhas ao mesmo patamar de preços.

Fonte: http://www.lagesrural.com.br/





[+] veja todas as notícias