Logo ELNotícias

Julgamento de Hereford e Braford é alterado de sexta para quinta-feira (18/10), às 14h

A feira, que ocorre de 16 e 21 de outubro, no Parque Conta Dinheiro, deve receber cerca de 100  animais das duas raças

Mais de 40 bovinos entre hereford e braford devem participar dos julgamentos na Expolages 2012. Esta é a maior mostra das raças em Santa Catarina e uma das maiores fora do Rio Grande do Sul, onde está o maior rebanho dos animais no país.

O julgamento passou de sexta para quinta-feira (18/10), às 14h, em virtude da agenda do jurado Gabriel Isaacsson, que pela primeira vez vem julgar na Expolages. Ele é superintendente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) e possui experiência internacional na avaliação das raças.

Os animais serão analisados pelas características morfológicas, funcionais e produtivas.  Na categoria macho estão incluídos os seguintes campeonatos: terneiro menor, terneiro, júnior, dois anos, dois anos maior e sênior. Já na categoria fêmeas estão: campeonato terneira menor, terneira, vaquilhona menor, vaquilhona maior, vaca jovem, vaca e vaca vitalícia.

De acordo o pecuarista Edson Colombo, do Núcleo de Criadores de Hereford e Braford de SC, a disputa deve ser acirrada, pois a qualidade do rebanho catarinense vem se destacando nacionalmente. Um exemplo é o touro Braford Evo-Nobre, da fazenda Mãe Rainha de Lages, que se consagrou campeão nacional 2012 pela prova de avaliação a campo da Embrapa e ABHB. “As raças hereford e braford vêm crescendo muito em Santa Catarina, devido à eficiência produtiva e à rusticidade destes animais” comenta Colombo.

Além dos bovinos de argola, que participam do julgamento, as raças hereford e braford também marcam presença entre os animais rústicos, aqueles criados a campo e que vão a leilão durante a feira. Mais de 25 cabeças, entre reprodutores e matrizes devem ser comercializadas na Expolages.

Texto: Débora Puel





[+] veja todas as notícias