Logo ELNotícias

Marcelo Bolinha, mestre em cortes de carnes, apresenta, pela primeira vez na Expolages, o preparo da carne Devon Certificada

O Núcleo Catarinense de Criadores de Devon traz à Expolages 2017, o Especialista em cortes de carnes, Marcelo Conceição, conhecido como Marcelo Bolinha. Natural de Porto Alegre (RS), ele começou a carreira no açougue da família e, hoje, viaja o Brasil e o mundo falando sobre os cortes e qualidades de carne.

Na Vitrine da Carne Devon, que ocorre na sexta (13/10), a partir das 17h, na pista Carlos Lopes, Bolinha vai falar sobre o que é possível fazer com um produto de qualidade na mão. ”Hoje, o consumidor sabe o que é carne de qualidade e procura isso há bastante tempo”, destaca ele, ressaltando que o projeto de certificação de carne Devon, que iniciou em maio desse ano, já deu certo.

Até o momento, Santa Catarina é o único Estado brasileiro a comercializar a carne Devon com selo de certificação emitido pela Associação Brasileira de Criadores de Devon. Trata-se de um programa Nacional, implantado junto com a Associação Nacional de Criadores de Devon e com o apoio do CNA (Confederação Nacional da Agricultura). A conquista é do Núcleo Catarinense de Criadores da Raça Devon que iniciou o programa por Santa Catarina. O único frigorífico habilitado é o São João, de Barra Velha (SC), que abate, atualmente, 200 animais Devon certificados por mês.

 

Os ganhos não são somente para o consumidor final, que adquire uma carne com qualidade superior e um sabor diferenciado, mas, também, dos produtores, invernadores e confinadores da raça Devon. Seguindo as regras de abate, gordura subcutânea e de tratamento dos animais, os pecuaristas conseguem ganhar até 10% de bonificação a mais do que se fosse uma carne não certificada.

Segundo a Coordenadora Nacional do Programa de Certificação da Carne Devon, Simone Bianchini, a certificação da carne também traz reflexos indiretos para o mercado. “Tudo isso acaba aumentando a procura de reprodutores da raça, valorizando, também, o preço de matrizes, embirões e sêmen”, destaca ela.

 





[+] veja todas as notícias