Logo ELNotícias

Cavalo crioulo tem mais de 30 anos de história na Expolages

A história da raça crioula na Expolages tem mais de 30 anos de participação, e sempre com grande destaque, não só no número de animais que aumenta a cada ano, mas também de pessoas diretamente envolvidas, chegando perto de 500 participantes ligados de alguma forma à categoria.

Os eventos com cavalos se dividem em outonais e primaverais. Em Lages, é na Primavera que concentram todas as etapas envolvendo a raça crioula, e dentro da Expolages. Para se ter ideia, é durante o evento que acontecem as provas de julgamento morfológico; também a prova credenciadora ao Freio de Ouro 2013, com a participação garantida de competidores de todo o Brasil. É também no mesmo evento que acontece a prova de campereada oficial composta por trios e com o gado, o que torna uma competição interessante para que gosta de assistir.

Nesta Expolages, não vão faltar também as provas de laço de outro e de criador oficial, e com grande destaque aos leilões “Laço de Ouro” e “Crioulos de Ponta”, em que 22 animais estarão aptos para comercialização. E, no ano que vem, os animais comercializados retornam para concorrer a um prêmio de R$ 10 mil, na modalidade de laço. Já no leilão de Crioulos de Ponta, estarão disponíveis fêmeas domadas, prenhas e também reprodutores. Em resumo, serão cerca de 150 animais. Mas, seguramente, a raça mais numerosa será a crioula. Porém, devem marcar presença também animais das raças manga larga e quarto de milha.

Para quem quiser conferir o catálogo com as fotos dos animais que vão a leilão, pode entrar no site: www.camargoeperoni.com.br.

 

 





[+] veja todas as notícias