Logo ELNotícias

Líderes rurais lotam pavilhão da Expolages durante seminário

O Seminário Estadual de Líderes Rurais organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), nesta sexta-feira (19), reuniu autoridades, produtores e presidentes de sindicatos rurais de todo estado.  O público lotou o pavilhão Carlos Lopes, no Parque Conta Dinheiro para saber sobre os principais desafios, ameaças e oportunidades do agronegócio brasileiro.

Na ocasião, o governador Raimundo Colombo presidiu a solenidade de lançamento da versão eletrônica do guia de transito animal (e-GTA). Com esse novo processo, o produtor não precisará se deslocar até um escritório da Cidasc para retirar o documento. Basta ter acesso à internet.  “Com isso vamos ter mais agilidade, qualidade e economia”, destaca Colombo.

Lages e outros 11 municípios da Serra receberão o projeto piloto em dezembro. A partir de janeiro de 2013 o restante do estado terá acesso ao Sistema de Gestão de Defesa Agropecuária Catarinense, que está integrado com a Plataforma de Gestão Agropecuária do Governo Federal.

 

Primeira Palestra foi proferida por Kátia Abreu

A senadora kátia Abreu, que é considerada a principal liderança do agronegócio brasileiro, falou sobre sua atuação e dos principais projetos em discussão no Congresso Nacional com impacto direto na agricultura e no agronegócio.  Ela apresentou um vídeo da nova campanha de divulgação sobre a importância do agronegócio, que tem como personagem principal o ex-jogador Pelé e conta também com outras autoridades da área.

A estratégia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai além dos limites brasileiros. Equipes de comunicação estão espalhadas em alguns países para tentar esclarecer sobre a produção de alimentos brasileiros e tentar diminuir o preconceito existente a esse respeito. “Queremos mostrar como se produz um alimento confiável. Minha função é reverter a imagem do setor”, destaca a senadora.

 

Cases da JBS-Friboi foram apresentados

Em Lages pela segunda vez, o empresário José Batista Júnior, diretor do grupo JBS-Friboi, disse estar surpreso com a qualidade estrutural da Expolages e da genética dos animais apresentados na feira. Em relação à exportação de carne, disse que o Brasil tem crescido  muito.

Com o avanço das políticas públicas, o país vem quebrando barreiras comerciais. “ Nos próximos oito anos, o Brasil pode se tornar a maior economia mundial em produção de carne”, projeta José Batista. A suína vem apresentando um crescimento considerável no mercado. A exportação começa a ocorrer. Santa Catarina é o único estado brasileiro que comercializa com outros países. Os primeiros negócios estão sendo feitos com o Japão.

A JBS-Friboi é a maior empresa no abate mundial de bovinos e ovinos, a terceira de suínos e está começando a atividade com aves.  “Queremos trazer para Santa Catarina o abate de suínos”, acrescenta.

 





[+] veja todas as notícias