Logo ELNotícias

Ovinocultura de alto nível é destaque na Expolages 2012

A qualidade dos animais apresentados na Expolages vem impressionando a cada ano. Nesta edição da feira participam cerca de 130 animais de oito raças diferentes. Três a mais do que em eventos anteriores. Além do alto padrão genético, outro destaque é a novidade com a exposição externa de ovinos.

No espaço montado ao lado pavilhão Luiz Renato Krebs Ramos foram expostas 25 fêmeas que não participam de julgamento de pista. O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Ovinos de Santa Catarina e do Núcleo de Criadores de Lages, Francisco André Nerbas, explica que desta foram são envolvidos os novos e pequenos criadores.

“Foi um experimento bem aceito. Ano que vem, o número de participantes deve se aproximar dos 100 animais”, salienta Francisco. Esses são animais melhorados e bem caracterizados de cada raça. O presidente também diz que é o possível a inserção do julgamento de rústicos na próxima edição da Expolages.

A alta qualidade genética dos animais apresentados nos julgamentos é um dos pontos fortes da ovinocultura. O segmento vem aumentando consideravelmente em Santa Catarina. Tanto que o espaço no Parque Conta Dinheiro está pequeno para acolher os animais. “Isso é um bom sinal. Prova do crescimento da criação de ovelhas no estado”, reforça.

Quem visita e expõe no pavilhão Luiz Renato Krebs Ramos pode experimentar a linguiça de carne de ovelha, processada em Lages, ainda em pequenas porções.

 

Panorama da ovinocultura em SC

O rebanho em Santa Catarina é de aproximadamente 300 mil cabeças; 10% disso ficam na Serra Catarinense. A estimativa é de que existam em torno de 9 mil criadores espalhados nas mais diversas regiões do Estado. Na Serra, o número não passa de 800. Além disso, a grande maioria é de amadora. Por outro lado, no quesito organização, a questão passa a ser tratada de maneira diferente. A Associação já comporta cerca de 30 núcleos que atuam dentro da regularidade profissional, com notório crescimento, principalmente após algumas conquistas, caso da tosquiadeira que amplia os benefícios aos produtores, tais como a organização cooperativada na comercialização da lã.

O grande problema está na produção da carne. Falta matéria-prima no mercado, não só em Santa Catarina, mas em todo o Brasil. Atualmente, o consumo não chega a 50% do que poderia atingir; tornando um mercado aberto nacionalmente para crescer. O Brasil, hoje, importa também cerca de 50% da carne para tentar suprir o consumo interno. Para duplicar a produção seriam necessários grandes investimentos no setor, e, além disso, o produtor teria que atuar seriamente no segmento. “Há quem diga que o retorno é maior do que o do gado, embora os cuidados também sejam maiores. O Brasil poderia seguir o exemplo de países como o Uruguai e a Nova Zelândia em que a agropecuária sobrevive em grande parte da ovinocultura”, complementa Francisco Nerbas.

 

Resultado do julgamento de ovinos – Grandes Campeões

 

Raça Texel

Box 433 – SC Estrela 135 – Expositor Cesar Viana – Mafra/SC

Raça Ille de France

Box 405 – São Galvão – Expositor José Volni Costa – Bom Retiro/SC

Raça Hamphire Down

Box 395 – Cabunel 640 – Expositor Jair Noriler – Campos Novos/SC

Raça Sufolk

Box 399 – Estancia Velha – Expositor Afonso Costa e Filho – Curitibanos/SC

Raça Romney Marsh

Box 377 – santa Angélica 7993 – Expositor José Volni Costa – Bom Retiro/SC

Raça Dorper

Box 466 – Alamos 164 – Expositor Roni Romano – Jaraguá do Sul/SC

Raça Crioula

Box 465 – Estancia Velha 160 – Expositor Afonso Costa e Filho – Curitibanos/SC

 

Assessoria de imprensa

Foto: Israel Oselame

 

 

 

 





[+] veja todas as notícias