Logo ELNotícias

Sistema de semiconfinamento acelera engorda do gado

Sistema de semiconfinamento de gado vem sendo mais utilizado pelos produtores rurais da região, porque aumenta a produção, pode ser utilizado em pequenas propriedades, e deixa a carne mais macia e saborosa.

Há 15 anos, o produtor rural José Assis Branco trabalha com o gado semiconfinado. Ele começou na atividade com 80 animais e atualmente está com mil. Daqui dois anos, espera ter mais 35% de gado. O sistema mantém os animais no pasto e no cocho, fazendo com que eles se alimentem mais e caminhem menos, deixando a carne flácida e consequentemente mais macia.

Branco diz que o gado que fica somente no campo ganha  em média por dia 1 Kg, mas se o gado fica no campo e no cocho, o ganho de peso por dia passa para 1,5 Kg. Como o gado engorda mais rápido, o abatimento também é mais ágil e o retorno financeiro dos produtores também. “É trabalhoso ficar trocando o gado de lugar, mas o faturamento é maior do que se deixasse ele só no campo, vale a pena”, salienta.

Ele diz que o abatimento de um gado que fica só no pasto demora 90 dias, já o que fica no campo e cocho, o prazo é de 40 dias. “Esse prazo pode variar de acordo com o tipo de animal”, completa.
O tesoureiro do Sindicato Rural, Luciano Ávila Lopes, explica que o sistema de confinamento não é muito usado, por ser muito caro. “O produtor precisa alimentar o animal somente com ração e isso se torna caro, o custo com alimentação deveria ser mais barato”.

Fonte: http://www.clmais.com.br





[+] veja todas as notícias