Logo ELNotícias

Novos conceitos na produção de grãos e criação de gado ampliam oportunidades no campo

img-not-novos-conceitos-na-producao-de-graos-e-criacao-de-gado

Ainda existem produtores rurais, pequenos ou grandes, que mantêm o mito de que não dá para criar gado no mesmo terreno em que é feito o plantio das culturas como milho ou soja. A crença é de que o pisoteio dos animais compacta e prejudica o solo. O evento organizado pela Cooperativa Agropecuária das Comunidades Rurais Organizadas (Coopercro) nesta sexta-feira foi feito exatamente para desmistificar esta tese. Conforme os dirigentes da cooperativa, pesquisas comprovam que a técnica de manejo pode ser realizada normalmente sem nenhum prejuízo, e que a compactação do solo é quebrada pelo plantio direto. “Além disso, os animais geram uma produção significativa de resíduos (esterco e urina) que se transformam em nutrientes, numa espécie de adubação natural”, reforçam.

O Dia de Campo que contou com o apoio de entidades como Sindicato Rural e Faesc,  aconteceu em dois momentos: pela manhã, na Associação Rural de Lages, Parque Conta Dinheiro, ocorreu a palestra Manejo em Integração Lavoura/Pecuária/Primavera/Verão, proferida pelo zootecnista André Ricardo Hoeschl, e também o lançamento do “Balcão de Arrendo”. A ideia do balcão é utilizar as áreas ociosas em forma de parceria. “Há os que apenas criam gado e outros que têm maquinários, mas não tem mais a terra para plantar. Desta forma as partes se acertam e podem dinamizar as ações do campo”, disse Ronaldo Pacheco, advogado e secretário da Cooperativa.

Já a partir na parte da tarde os participantes tiveram oportunidade de conferir de perto as Unidades Demonstrativas, na Granja Canaã, para conhecer algumas espécies de pastagens; manejo da lavoura de milho e soja em integração com a pecuária. O objetivo foi demonstrar, na prática, que é possível deixar as técnicas convencionais e se voltar para as novas tendências tecnológicas. Há necessidade de se optar por investimentos em melhorias do campo, sistema de manejo, pastagens rotacionadas, e principalmente, em genética. “É preciso mudar práticas ultrapassadas, como a de criar de 35 a 40 cabeças em um milhão de terra. Hoje, é possível atingir o número de 100 cabeças no mesmo montante de área”, reforça o zootecnista André Ricardo Hoeschl.

Sobre a Coopercro

A Cooperativa Agropecuária das Comunidades Rurais Organizadas (Coopercro) foi fundada em 2002, com o objetivo de absorver as necessidades dos produtores rurais, na comercialização dos produtos agropecuários; para fomentar o beneficiamento da produção, e trabalhar em parceria visando administrar as adversidades enfrentadas todos os anos, além de alcançar o aumento na demanda e de novos investimentos. A Cooperativa atualmente conta com exatamente 541 associados e tem na presidência o Sr. Janir Schimitd.

Fonte: http://serrasconline.com.br





[+] veja todas as notícias