Logo ELNotícias

Projeto de Produção Integrada Campos das Tropas aprovado pelo consumidor

img-not-projeto-de-producao-integrada-campos-das-tropas-aprovado-pelo-consumidor

Nas primeiras quatro oportunidades em que a carne do Programa de Produção Integrada Campos das Tropas foi comercializada em um supermercado de Lages, a apreensão deu lugar ao otimismo.

Numa primeira avaliação é de que a venda está de “vento em popa”, com a média de comercialização de 1000 a 1200 kg por semana. Mas, por enquanto ainda continuarão sendo disponibilizadas cinco carcaças conforme a previsão inicial, pois a meta é manter a qualidade dos animais, quanto a raças, tipos de alimentação, meio ambiente e social e o controle de rastreabilidade (monitoramento dos manejos e utilização de medicamentos, respeito aos prazos de carência). Conforme ressalta a coordenadora do projeto, Caroline Ribeiro, o sucesso da comercialização está dentro do esperado.

Porém, um único problema registrado foi quanto ao excesso de fila no supermercado, mas que já está resolvido com a contratação de novos açougueiros. Além disso, a novidade é de que todo o grupo de profissionais do açougue estará em treinamento nesta semana para desenvolver novos cortes e aprimorar os já trabalhados. Por outro lado, além da aprovação do consumidor, o projeto despertou o interesse de novos produtores em também fazer parte do grupo de associados.

Outra novidade do projeto é a real possibilidade da confirmação de parceria com a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé- RS, a qual deverá disponibilizar o laboratório de carnes para fazer um estudo científico das características organolépticas desta carne (sabor, maciez, teores nutricionais – inclusive de ômega 3 e 6,…). A proposta já está sendo buscada pelos produtores. “Por fim, mesmo nesta fase inicial do projeto já é possível verificar agregação de valor dentro da propriedade rural devido ao incremento de produtividade, o que deve ultrapassar no 1º ano os 10%”, conclui Caroline.

Sobre o projeto A Produção Integrada dos Campos das Tropas foi uma forma encontrada para vender carne de qualidade, de maneira sustentável, e com agregação de valor, ou seja, um novo modelo de produção criado a partir de vários encontros envolvendo produtores da Região Serrana. Atualmente, o grupo está formado por 14 associados em 8 municípios, todos adequados às Normas Técnicas, e aberto a novos participantes. O diferencial do Programa é de que a comercialização, sem atravessadores não é do boi, mas da carne, e com selo de qualidade. Trata-se de uma Aliança Mercadológica da Carne Bovina.

Informações: Com Caroline Ribeiro – Fone – (49) 9992 2187

Por Assessoria de Imprensa pchagas@brturbo.com.br – (49) 9148 4045

Fonte: http://www.lagesrural.com.br/





[+] veja todas as notícias