Logo ELNotícias

Pronatec: novas turmas a caminho em SC

img-not-pronatec

Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, de cursos de formação inicial e continuada para estudantes ligados ao campo. Este é o objetivo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do SENAR. De acordo com a gestora do Pronatec em Santa Catarina, Gisele Kraieski Knabben, para os próximos dias iniciam oito novas turmas no território catarinense. “As capacitações são direcionadas à formação inicial continuada de estudantes de ensino médio das escolas estaduais”, complementa. Ao todo são 51 opções de treinamento nas mais diversas áreas ligadas a produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira.

No dia 29 de abril, começou o curso de bovinocultor de leite no município de Palmitos, na Escola Jorge Lacerda. As aulas são ministradas no turno matutino pelas instrutoras Ivania Zingler e Cidiane Pozza. Também iniciou o treinamento de operador de máquinas e implementos no município de Cunhataí, na Escola Nicolau Schoenberger, no turno vespertino, que é conduzido pelos instrutores Ivania Zingler e Lorival Zanluchi. No mesmo dia, começou o curso de bovinocultura de leite no município de Cordilheira Alta, na Escola Cordilheira Alta. As aulas são ministradas no período vespertino pelos instrutores Lorival Zanluchi e Cidiane Pozza.

No município de Canoinhas, no dia 06 de maio, começou o curso de bovinocultor de leite, na Escola Almirante Barroso. As aulas são ministradas no turno vespertino e ministradas pelas instrutoras Marinei Balbinot e Bianca Simon. Na mesma data, iniciou o curso de bovinocultor de leite, no turno vespertino, no município de Lacerdópolis. As aulas são ministradas pelos instrutores Ives Pizzolatti e Jeam Palavro, na Escola Joaquim D’Agostini.

No dia 13 de maio, inicia o treinamento de horticultor orgânico, na Escola Horacio Nunes no município de Irineópolis. As aulas serão ministradas no turno vespertino pelas instrutoras Marinei Balbinot e Bianca Simon. Para o município de São Bento do Sul está previsto o curso de horticultor orgânico, que começa no dia 22 de maio, no turno vespertino. As aulas serão ministradas pelos instrutores Marinei Balbinot e Maicon Duffeck, na Escola Robert Grand.

Para o mês de junho, está previsto no dia 03 o curso de fruticultura no município de Campo Alegre. As aulas serão ministradas pelos instrutores Marinei Balbinot e Ricardo Costa, na Escola Professor Argemiro Gonçalves.

PROGRAMA

Segundo o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, o intuito é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar. “Desta maneira, permanecerão no campo motivados”, complementa.

O SENAR disponibiliza no estado os cursos de agricultor familiar, agricultor orgânico, apicultor, auxiliar administrativo, auxiliar técnico agropecuária, avicultor, bovinocultor de corte, bovinocultor de leite, domador de cavalos, equideocultor, fruticultor, horticultor orgânico, identificador florestal, jardineiro, operador de máquinas e implementos agrícolas, operador de motosserra, piscicultor, preparador de doces e conservas, preparador de pescado, produtor de derivados do leite, produtor de produtos apícolas, produtor de embutidos e derivados, suinocultor e viveiricultor de plantas e flores.

Os alunos interessados em participar do programa devem procurar a direção da escola onde estudam. Outras informações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) ou pelo telefone (48) 3333-0322.

Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br/





[+] veja todas as notícias