Logo ELNotícias

Fazenda de SC é destaque na criação de Hereford e Braford

Referência nacional nas raças hereford e braford, propriedade de Lages-SC é exemplo de que a pecuária de precisão dá excelentes resultados e tem grande potencial de crescimento

img-not-fazenda-de-SC-destaque-na-criacao-de-hereford-e-braford

A fazenda Mãe Rainha fica em um dos berços da pecuária catarinense, nos campos da Coxilha Rica, em Lages-SC. Com 12 anos de investimento, prêmios nacionais, um rebanho com altas taxas de prenhes, a fazenda desfruta de animais altamente selecionados geneticamente e realiza todos os anos o único leilão de Santa Catarina chancelado pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

A fazenda é a única de Santa Catarina que integra o Pampaplus, programa de melhoramento genético desenvolvido pela Embraba junto com a ABHB. Um dos diferenciais do programa é o método de avaliação dos animais, o qual permite uma inter-relação dos rebanhos de todas as fazendas participantes por meio de um software. Os criadores podem comparar diferentes atributos de matrizes e touros, simulando acasalamentos, até alcançarem um melhor produto genético. “O pampaplus é um divisor de águas dentro das raças hereford e braford, uma vez que agora conseguimos comparar um animal com todos os outros do Brasil, podendo selecionar assim reprodutores e matrizes cada vez mais eficientes”, comenta o administrador da fazenda Edson Colombo.

O investimento em melhoramento genético já trouxe reconhecimento nacional. Em 2012, pela primeira vez na história, um touro catarinense da raça braford, nascido e criado na fazenda Mãe Rainha, sagrou-se campeão nacional. O touro Evo Nobre ficou 10 meses na cidade de Bagé (RS) em uma prova de avaliação a campo com 42 touros dos melhores e mais famosos criatórios do país. Evo Nobre está hoje na empresa Semex em São Paulo para comercialização de sêmen para todo o Brasil e fornecendo royalties à Fazenda Mãe Rainha.

Neste ano (2013) novamente a fazenda foi destaque na mesma competição. O touro Limo ocupou a quarta colocação entre os melhores touros do país. A prova, realizada pela Embrapa Pecuária Sul, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), é considerada a mais difícil e importante da raça.

Os efeitos também podem ser percebidos na produtividade de criação. Hoje a Mãe Rainha desfruta de um índice de 92% de taxa de prenhes, das 247 vacas entouradas no final de 2012 e início deste ano, 227 ficaram prenhas, demonstrando que qualidade genética aliada a um bom manejo pode trazer grandes ganhos.

O resultado de todo esse investimento em genética e tecnologia pode ser conferido sempre no mês de setembro, no Parque de Exposições do Conta Dinheiro, em Lages-SC. A fazenda, junto com a propriedade Meia Lua (de Itapema/SC), realiza todos os anos o único leilão de gado do estado que é exclusivo das raças hereford e braford e possui a chancela da ABHB. Neste ano o evento será realizado dia 14 de setembro, a partir das 14 horas. O remate vai contar com cerca de 30 touros e 70 novilhas de dois anos das raças, além de pelo menos 100 terneiros de 10 meses.

Fonte: http://www.agrolink.com.br/





[+] veja todas as notícias