Logo ELNotícias

Preço da carne e do pão devem aumentar

img-not-preco-da-carne-e-do-pao-devem-aumentar

Entre os meses de agosto e setembro, a carne bovina, o frango, o pão francês e as massas devem pesar no bolso do consumidor. A alta dos preços agropecuários no atacado influenciarão o preço destes alimentos.

Depois de subirem 0,57% em junho, os preços agrícolas no atacado pularam mais 0,80% neste mês, segundo o Índice Geral de Preços – 10 da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Alimentos e bebidas deverão ter taxas de 0,16% e 0,49% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo  (IPCA),  conforme a estimativa da LCA Consultores.

Para o presidente da Associação Rural de Lages, Márcio Pamplona, a entressafra, o reajuste dos insumos, da mão de obra e de produtos veterinários elevaram o custo da produção. “Há uma tendência de aumento, pois estamos com valores represados há mais de três anos, e o custo da produção teve um acréscimo de pelo menos 30% neste período”, afirma Pamplona.

Segundo, ele não há uma previsão de quanto será o valor comercializado pela carne bovina nos próximos meses, no entanto, o produtor não pode continuar sem repassar os custos da prodição para o consumidor.

“O preço dos suínos e das aves deve subir. O mesmo ocorrerá com a carne bovina. Mesmo que o reajuste seja de 20% a 25%, ainda não irá cobrir a defasagem que vínhamos trabalhando”, enfatiza o presidente.

Clima| O inverno úmido desestimula a venda de animais para o abate, pois melhora as condições das pastagens, reduzindo a oferta de bovinos para os frigoríficos. Hoje, o preço da carne bovina vendida para os frigoríficos está sendo praticado em R$ 3,90 o quilo. Os produtores deverão segurar a produção para que aconteça a alta do preço.

Os derivados de trigo também são candidatos a aumentos de preços. Em uma semana, a saca de 60 quilos do cereal subiu 8% no país. Isso poderá se refletir no bolso do consumidor, em alimentos como pães e massas, que utilizar o trigo como matéria-prima.

  •     60% do trigo consumido no país são importados
  •     8% foi o aumento da saca de 60 quilos do trigo no país
  •     2% foi o aumento do preço no atacado dos bovinos em julho

Fonte: http://www.clmais.com.br/





[+] veja todas as notícias