Logo ELNotícias

Animais da Expolages recebem tratamento especial para entrar na pista de julgamento

img-tratamento-animais-expolages-2

Os bovinos que vão participar dos julgamentos da Expolages 2013 recebem tratamento diferenciado antes da exposição que vai julgar os melhores de cada raça. Pecuaristas investem em profissionais especializados e truques para melhorar a aparência dos competidores.

A preparação dos bovinos inclui o banho, com jato de água em temperatura ambiente e sabão neutro. “O objetivo é definir bem a matiz de cores do animal”, explica o médico veterinário Diego Garcia Kasali, que presta assessoramento para fazendas em relação aos cuidados com os animais.  Para secar os bovinos é usado um soprador.  Na sequência, o pelo é escovado. É nessa hora em que o cuidado com cada raça se diferencia, detalhes que vão do peso ao comprimento do pelo.

img-tratamento-animais-expolages

Nos bovinos da raça braford o pelo é mais curto, por isso a escova utilizada na escovação é normal, semelhante à utilizada para lavar roupas. A atenção maior é no sentido em que o pelo é escovado. “Sempre de cima para baixo, na direção do pelo”, orienta Kasali. O pelo dos animais da raça hereford é mais longo, nesse caso, o sentido da escovação é oposta ao sentido dos pelos. É feita de baixo para cima, para que o pelo se arrepie e dê a impressão de que o animal possui maior volume. “É uma maquiagem para diminuir os efeitos indesejáveis e maximizar as qualidades”, diz o veterinário, que revela usar ainda um spray para dar mais brilho ao pelo do animal.

Outra região do bovino para a qual é dada atenção especial são os cascos. “O casco bovino é dividido e, em alguns casos, um lado cresce mais do que o outro dificultando a locomoção”, comenta Kasali. Para corrigir o problema e permitir um bom caminhar, é indispensável o uso de uma lixadeira. Na opinião do veterinário um animal tem que estar sempre se “mostrando” e para isso ele precisa ser treinado desde jovem, pois só assim consegue parar na posição correta e com a melhor postura.

Toda essa preparação é para surpreender ainda mais os juízes, comenta Kasali que é habituado a conduzir animais na pista de julgamento e prepará-los em fazendas do Rio Grande do Sul e do Uruguai. Este ano ele veio especialmente para puxar touros e matrizes de uma cabanha da raça Braford e Hereford que está presente na feira.

Este ano a Expolages conta com um número inédito de dois mil animais, incluindo os que vão para leilão. Além de conferir disputas acirradas entre bovinos, ovinos e equinos das melhores cabanhas de Santa Catarina, os visitantes podem aproveitar a feira para comprar animais de boa procedência e com a genética bem definida. A expectativa é que só o agronegócio movimente mais de R$ 1,8 milhão somente nos leilões. A exposição abre oficialmente na quinta-feira, às 19h, no palco central, com a presença de autoridades.

Créditos: Israel Oselame (Divulgação Expolages).





[+] veja todas as notícias