Logo ELNotícias

Expolages atrai criadores de ovinos e equinos de diferentes lugares do estado

img-not-expolages-atrai-criadores-de-ovinos-e-equinos-de-diferentes-lugares-do-estado

A feira deste ano conta com um número expressivo tanto de animais quanto de expositores. Criadores de diferentes lugares de Santa Catarina participam da feira para formalizar novos negócios, motivados pelos resultados obtidos em anos anteriores, a exemplo do setor de equinos e ovinos.

Em 2007 o criador de ovinos da raça hampshire down, Frederico Jaeger Neto, participou pela primeira vez da exposição e desde então vem a Lages todos os anos. “Quando participei, em 2007, da exposição, conheci diversas pessoas e uma delas era um jurado do Rio Grande do Sul que julgou os animais, elogiou nosso trabalho e nos incentivou a levá-los para a Expointer”, conta.

Os ovinos criados por Frederico e pela família foram premiados na feira de Esteio (RS) em 2012 e novamente este ano. “Essas exposições são muito importantes, pois além de vender, fazemos contato com interessados que nos gera negócios no futuro”, comenta. Focado em criar animais de alto padrão genético, ele observa que os ganhos surgem no longo prazo. “Genética é um negócio que requer muito investimento para atingir o melhor nível e para o qual não se consegue retorno a em um prazo curto”, destaca. Este ano Frederico já comemora a vitória do ovino Grande Campeão Hampshire Down da Expolages 2013, ele é filho de um carneiro da cabanha dele, localizada em Ibirama, cidade do Vale do Itajaí.

img-not-expolages-atrai-criadores-de-ovinos-e-equinos-de-diferentes-lugares-do-estado2

O presidente da Associação Catarinense e do Núcleo de Criadores de Ovinos, Francisco Nerbass, aguarda os índices das vendas de animais para verificar o sucesso do evento. Um total de 15 expositores, criadores de oito raças diferentes expõe na feira. “Temos uma participação boa de produtores de todo o Estado”, diz.

Manga Larga Marchador

A esperança do criador de cavalos manga larga marchador marcha picada, Edson Aleixo, de Florianópolis, é poder deixar a feira no domingo (20/10) também celebrando a conquista dos dois animais que trouxe para as provas morfológica e de andamento. “É a primeira vez que eles participam de uma competição e nossa expectativa é de que ganhem o primeiro lugar ou fiquem bem colocados”, afirma.

img-not-expolages-atrai-criadores-de-ovinos-e-equinos-de-diferentes-lugares-do-estado3

Edson trabalhou por meio ano na preparação de um dos animais. Para o outro dedicou o dobro de tempo. Os dois fazem parte de um plantel de 16 animais, entre machos e fêmeas, que o criador foi buscar em Minas Gerais e mantém na fazenda, na capital. O estado da região sudeste é o de origem da raça. “Eles detêm uma seleção que os torna mais macios no cavalgar, mais dóceis e velozes”, descreve o criador.

img-not-expolages-atrai-criadores-de-ovinos-e-equinos-de-diferentes-lugares-do-estado4

A expressiva participação do manga larga marchador nas provas de equinos deste ano é um dos destaque desta edição da Expolages. Um total de 80 animais cavalos competem pela primeira vez. “É um número inédito da raça em pista”, reforça o secretário do Núcleo Catarinense de Manga Larga Marchador, Natalício Vambommel. Para ele, ter os animais na Expolages é uma maneira de fomentar a criação da raça na região e atrair novos criadores.

Texto: Débora – Puel Assessoria de Imprensa (49) 91667862

Fotos Divulgação – Israel Oselame.





[+] veja todas as notícias