Logo ELNotícias

Resultados da Credenciadora do Freio de Ouro saem domingo (20/10) na Expolages

img-not-resultados-da-credenciadora-do-freio-de-ouro-saem-domingo

As competições dirigidas aos equinos iniciaram na quinta-feira (17/10) e seguem até domingo (20/10). Da raça cavalo crioulo, participam 120 animais que já passaram pelos julgamentos morfológicos. As finais dos grandes campeonatos estão marcados para domingo de manhã.

No leilão “laço de ouro”, que ocorre às 20h deste sábado, na pista José de Arruda Ramos, serão oferecidos crioulos que participam da prova de laço do ano que vem. No domingo, às 10h da manhã, é a vez da campereada, uma prova contra o relógio. Os concorrentes têm que tirar três lotes de bois com o mesmo número, a partir de 20 animais na cancha, e colocar em uma mangueira no menor tempo possível. Durante à tarde, às 14h, será realizada a final da credenciadora, que vai selecionar quatro fêmeas e quatro machos para a semifinal de Santa Catarina que ocorre em junho, dentro do estado. Desta, saem os quatro melhores de cada gênero para a grande final do Freio de Ouro, realizada anualmente na Expointer, em Esteio/RS.

Um destaque na prova de morfologia é a participação do Farrapo da Maior (cabanha de Painel/SC), cavalo que foi o terceiro melhor macho da Expointer 2013. “O RS tem 95% do rebanho do crioulo no Brasil, SC possui apenas 2% e mesmo assim vem ganhando destaque nacional”, salienta o criador e membro da comissão de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCC), Lauro Martins.

Texto: Débora – Puel Assessoria de Imprensa (49) 91667862

Fotos Divulgação – Israel Oselame.





[+] veja todas as notícias